Rodas de conversa

RODAS DE CONVERSAS

24 DE JULHO – 11h as 13h

1 – DIREITOS HUMANOS E LGBT

Uma abordagem social sobre o direito humano a sua condição de orientação sexual numa sociedade marcada pelo preconceitos, estigmas e violência física e simbólica contra os Gays, Lésbicas, Bisexuais, Travestis e Trasnsexuais.

Proponente: Gil Santos Conselheiro Municipal de TT Transexual Masculino e Femenino da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual-CADS de São Paulo.

2 – ORALIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE E HUMANIZAÇÃO- Aprendendo com as práticas dos narradores africanos tradicionais

facilitadora: Leila Garcia é bailarina, atriz,contadora de estórias, educadora e terapeuta corporal.

3) DIREITOS DA INFÂNCIA, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, PERSPECTIVAS E DESAFIOS. 

Proponente: Denise Rocha, secretaria municipal de educação de Lins

4) JUSTIÇA RESTAURATIVA e CULTURA DE PAZ na FUNDAÇÃO CASA.
Proponentes: Rosimeire Oliboni – Diretora da Unidade (Psicóloga) / Maiza Mabile dos Santos – Analista Técnica / Pedagoga / Marcos Antonio Morales – Agente Educacional / Fundação CASA – Unidade Vitória Régia – Lins – SP

 

5)A solidão é um amigo que não está” – 5 minutos. Rapaz reflete sobre a sua solidão enquanto escova os dentes.
Flaca” 5 minutos. Curta que participou do projeto “Fucking Different SP” passou no 60° Festival de Berlim. Duas mulheres dançam tango, entram num jogo de sedução através do bailado.

25 DE JULHO DAS 11H AS 13H

6) DIREITOS HUMANOS E A SOBERANIA ALIMENTAR:
Facilitadores: Rep. MST/São Paulo; Sra. Regina- Fórum segurança Alimentar- Embu da Serra;
Debatedores: Rep. da ANA ( Articulação Nacional de Agro ecologia) e  Edna Silva – Mops Alagoas. Sistematizadora: Thamara Fernandes- Aneps São Paulo.

6) O TRABALHO E AS CONDIÇÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS PARA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

Yuri Rodrigues da Cunha – Mestrando em Ciências Sociais pela FFC – UNESP, Marília/SP. Ana Elídia Torres – Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Assis – SP.

7) “MEMÓRIA, VERDADE E CIDADANIA HOJE: lutas do passado e do presente”
(vídeo, material paradidático, testemunhos e debates)”

ProponenteClodoaldo Meneguello Cardoso (Coord. do Observatório
de Educação em Direitos Humanos/Unesp)/ Carlos Roberto Pittoli (presidente
da Comissão Municipal da Verdade “Irmãos Petit”/Bauru

8) CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA: DOS COMITES POPULARES DE 1988 A NECESSARIA REFORMA ANUNCIADA PELAS RECENTES MANIFESTAÇÕES DAS RUAS. 

Em 1988 na construção da constituição democrática da recente democracia foram formados comitês populares em todo o país. Como fruto das recentes mobilizações em todo país, o governo apresentou ao Congresso a necessidade da reforma da constituição.

Proponente: Claudio Nascimento

9) TEATRO EM COMUNIDADE: FORMANDO ARTISTAS PARA A VIDA.

A partir de contarmos um pouco sobre a experiência do Grupo de Teatro Pombas Urbanas junto a comunidade do bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo (desde a chegada do grupo no bairro em 2004, a criação da Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade em 2009, além dos projetos nascidos da relação diária com a comunidade.)

Facilitadora: Juliana Flory- Pombas Urbanas

10) EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CURRÍCULO DA ESCOLA A UNIVERSIDADE 

Facilitador: Hemerson Fernandes Calgaro

26 DE JULHO DAS 11H AS 13H

11) RODA DE CONVERSA: A inclusão de jovens e adultos com deficiência em classes de EJA Primeiro Segmento.

Facilitadora: FABIANA DE OLIVEIRA LIMA. Mestranda em Educação, pela UNESP – Câmpus de Marília/ SP.Supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Lins/ SP.

12)  “CONHECER O MUNDO PARA SE CONHECER A SI MESMO”.

Compartilhando a experiência de uma viagem recente conhecendo e reconhecendo a si. Esta será a roda de conversa proposta pelo presente viajante, que partiu e retornou de sua jornada, e ao retornar descobriu-se para além do que sabia de si.

Proponente: Antônio Folquito Verona, Professor da UNESP/Assis, Integrante licenciado da ONG FREPOP, um dos provocadores do FREPOP como Forum de Educação Popular.

13) SUSTENTABILIDADE E A AÇÃO COLETIVA 

Facilitador: Hemerson Fernandes Calgaro, secretário de Agropecuária, Meio Ambiente de Sustentabilidade da prefeitura de Lins

14) ECONOMIA SOLIDARIA CAMINHOS E DESAFIOS
Facilitador – João Luís da Silva Educador Popular em projetos de Intervenção Social em ONGs e Instituições. (IBASE – CIEDS – Campanha Jubileu – IPF – Católicas e Evangélicas – Movimentos Sociais)
15) RODA DE CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO E RACISMO
Facilitador: Carlos Kiss