Painéis nacionais

24 julho – 8h – 10h30

EDUCAÇÃO POPULAR: OS CRIMES DO ESTADO CONTRA A SOCIEDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS: violência policial, tortura, Estado opressor e criminalização da pobreza.
Coordenadora: Mônica Todaro  Integrante da Coordenação Geral XI FREPOP – VIII Internacional

RAFAEL MORAIS PORTUGUÊS DE SOUZA – Presidente da Associação Paulista de defensores públicos, (APADEP), Diretor jurídico da Associação Nacional de Defensores Publicos (ANADEP).

JULIANA FARIAS – Antropóloga atua na Justiça Global como  pesquisadora da área de Violência Institucional e Segurança Pública. Justiça Global organização não governamental de direitos humanos que trabalha com a proteção e promoção dos Direitos Humanos e no fortalecimento da sociedade civil e da democracia

RENATO SIMOES – Comissão de Defesa dos Direitos Humanos de Campinas/SP, ex-deputado Estadual pelo PT, autor da Lei 10.948/2001 que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual .

 

25 Julho – 8h – 10h30

EDUCAÇÃO POPULAR: Como Política Pública na Saúde, na Educação, no Campo, na Cidade e nas Comunidades Originárias, Quilombolas e Camponesas.
Coordenador: Antonio Folquito Verona – Integrante da Coordenação Geral XI FREPOP – VIII Internacional

JOÃO CARLOS WERLANG – Educador popular, pedagogo (FAFIMC), pos graduado “Cidadania e Inclusão Social na Diversidade” (BCN, Espanha), membro do Conselho Latino Americano de Educação Popular – CEAAL (Coordenador Brasil), Coordenador Pedagógico do Centro de Educação Popular – CAMP, Porto Alegre RS.

VERA BARRETOBacharel e licenciatura em Ciências Sociais, pós graduada em Educação, membro da Coordenação Nacional da Rede de Educação Cidadã-RECID; Diretora do Departamento de Educação Popular da Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, membro do Conselho Nacional de Economia Solidária.

SIMONE LEITE  – Movimento Popular de Saúde, integrante da direção da ONG FREPOP e da coordenação geral do XI FREPOP – VIII Internacional.

CLAUDIO NASCIMENTO – Autor de diversos livros sobre auto gestão tendo como centro a Economia Solidaria.  Assessorou grupos de base, sobretudo pastorais urbanas e grupos de oposição  sindical, em vários estados do país nos anos 70. Fez parte da REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ – RECID.

 

26 de julho – 8h – 10h30

EDUCAÇÃO POPULAR: Interculturalidade social e popular, como estratégia de mobilização na construção da solidariedade, do cuidado, do respeito mutuo, da tolerância, do comprometimento ético com o gênero humano e a sustentabilidade da natureza.

Coordenadora: Denise Rocha Integrante da coordenação do XI Frepop – XIII Internacional

CARLOS ENRIQUE SANTANA  – formado em História pela UEL, servidor público,conselheiro estadual de direitos humanos do paraná,foi conselheiro municipal de saúde de Londrina,conselheiro suplente do MNDH,coordenador do CDH-Londrina

DELPHINE PERROT: Artista plástica nascida na França . Atua no Projeto Perrot que demonstra pela propaganda da verdade e da realidade do Rio de Janeiro: abordagem situacionista contemporânea.
JUANA NUNES PEREIRA: Historiadora e atriz é mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UERJ, foi coordenadora geral de Mobilização e Articulação em Rede da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e atualmente ocupa a função de Diretora de Educação e Comunicação para a Cultura do Ministério deste ministério.

 

DIREITOS HUMANOS, CORPO E EDUCAÇÃO: A relação entre educação e Direitos Humanos, Corpo e educação, Corpo e opressão no universo escolar.

Coordenadora: Salete Elias de Castro Integrante da Coordenação Geral XI FREPOP – VIII Internacional

MÔNICA DE ÁVILA TODARO:  Pedagoga, mestre em gerontologia e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – SP). Docente e pesquisadora na Universidade Nove de Julho (UNINOVE – SP).

VALERIA LEME FONSECA:  Licenciada em Educação Física e pós-graduada em Educação Especial – Deficiência Auditiva pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Educação Física Escolar – Universidade Gama Filho.

MARGARETE MOTA:  graduada em psicologia; pós-graduada (Lato Sensu) em PsicoPedagogia e em Psicologia Hospitalar; e mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos (SP).

FLAVIO DE JESUS LANDOLPHO:  licenciado em “Estudos Sociais – História” pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP) e graduado em Pedagogia; pós-graduado (Lato Sensu) em “Relações do Trabalho no Brasil Contemporâneo” e em “História e cultura no Brasil” e mestrando em Educação pela UNINOVE.