Oficinas

OFICINAS

24 DE JULHO das 14h as 17h

1 –  “Imagens Poéticas, Poesias Imaginadas”

Ementa: a oficina trabalhará a relação entre imagens e poesias na perspectiva da alfabetização e do letramento. Seu objetivo é possibilitar a construção do conhecimento a partir da representação imagética de poesias, bem como trabalhar a produção textual poética por meio da interpretação de imagens cotidianas.
Proponente: Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) – UNESP/Assis
Autores: Aime Neize dos Reis; Fúvia Fernandes Pereira; Sayne Regina Quirino Oliveira; William André Sávio Bonifácio

2) MEMÓRIA
Vivenciar prática teatral para a construção de percepções do processo de participação do sujeito, sistematizando o pensamento teatral na dinâmica: interpretação, reapresentação e atualização. Exercitar a memória em grupo, trabalhando os sentidos corporais para expressão do individuo corpo, no despertar para o eixo temático na premissa: “Brasil voz”, meu protagonismo, tenho algo a dizer? Desafiar-se na consciência coletiva de cooperação da memória criativa, fazendo do pensamento teatral cidadania.
Proponente:  Álvaro Paraguai (NATAL/RN)

3) CORPOS BRINCANTES: MEMORIA DO CORPO E DO TEMPO
Utilizando exercícios e dinâmicas lúdicas, buscando o despertar de corpos brincantes presentes na memória do corpo e do tempo, a oficina “Memórias do Corpo Brincante: Côco de Zambê” proporcionará aos participantes através da comunicação visual, corporal e musical o entendimento e o contato com a história do Côco de Zambê, uma manifestação cultural de ancestralidade negra que surgiu no litoral sul do Rio Grande do Norte.
Proponentes: Karina Oliver (UFRN/Natal) / Ranah Duarte (UFRN/Natal)

4) A IMPORTANCIA DE TRABALHAR BONECAS DE PANO NEGRAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE ETNICA DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS.
A confecção de bonecas negras, na perspectiva da educação e aprendizagem social, da valorização estética da negra na formação da identidade étnica das crianças brasileiras.
Proponente: Lúcia Regina Gomes da Rocha – Makena (SP)

5) OFICINA MULHER E CIDADANIA
Direitos do universo feminino. Capacitar indivíduos para a produção artesanal com materiais recicláveis para comercialização e captação de renda.
Proponente: Maria Cristina Andrade Florentino- Arte-Educadora especialista em Direitos Humanos e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira

6) O TEATRO LIBERTÁRIO: OFICINA /INTERVENÇÕES/PERFORMANCES
A oficina pretende utilizar o teatro como ferramenta de trabalho político, social, ético e estético, contribuindo para a transformação social.
Proponente: Aparecida de Fatima Martins de Paula (Guarujá/SP

7) OFICINA DE FITOTERAPIA E PLANTAS MEDICINAIS.
Abertura da oficina com dinâmica de apresentação dos presentes e expectativas , Roda de conversa sobre: A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA E DOS PRODUTOS NATURAIS PARA A SAÚDE E SUA IMPLANTAÇÃO NO SUS; Plantas e suas indicações; cuidados com as plantas; formas de preparo e receitas; coleta, cultivo, secagem e armazenamento.

 

25 DE JULHO das 14h as 17h

8) O TEATRO LIBERTÁRIO: OFICINA /INTERVENÇÕES/PERFORMANCES
A oficina pretende utilizar o teatro como ferramenta de trabalho político, social, ético e estético, contribuindo para a transformação social.
Proponente: Aparecida de Fatima Martins de Paula (Guarujá/SP

9) HISTÓRIA DA ÁFRICA NAS ESCOLAS:OFICINAS, SABERES E DISCUSSÕES.
Saindo do formato tradicional das aulas que têm como principal foco o livro didático e a exposição do professor atuamos com linguagem mais próxima do cotidiano dos alunos por meio de letras de músicas, filmes, reportagens, jogos e outros materiais ou métodos que, com a convivência, contribuindo para a formação de conceitos distintos do senso comum e a desconstrução de preconceitos.
Proponente: Ana Helena Rodrigues Barbosa (Assis/SP)

10) DESCOBRINDO SEU CORPO – UMA DANÇA DE CONTATO
Utilizando a técnica do Contato Improvisação, Exercícios de Consciência Corporal e Música Orgânica, a oficina “Descobrindo seu corpo – Uma dança em contato” propõe uma auto avaliação reflexiva e corporal sobre o corpo humano dentro das especificidades de cada pessoa, buscando obter a autoconfiança e a elevação da autoestima além de proporcionar uma relação do praticante com sigo mesmo, com o outro e o com o mundo, aprofundando a percepção do próprio corpo e seu redor, beneficiando a relação com o outro através da quebra de barreiras e privilegiando as sensações, os sentimentos e a subjetividade do indivíduo que se dialogam nas diferentes linguagens artísticas.
Proponentes: Pricila Freitas e Altemir Fogo Avlis (Natal/RN)

11) A IMPORTANCIA DE TRABALHAR BONECAS DE PANO NEGRAS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE ETNICA DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS
A confecção de bonecas negras, na perspectiva da educação e aprendizagem social, da valorização estética da negra na formação da identidade étnica das crianças brasileiras.
Proponente: Lúcia Regina Gomes da Rocha – Makena (SP)

12) OFICINA EM DIREITOS HUMANOS
Sensibilizar em uma oficina prática possibilidades para equipe pedagógica, a inserção de Educação em Direitos Humanos.
Proponente: Maria Cristina Andrade Florentino- Arte-Educadora especialista em Direitos Humanos e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira

13) O TEATRO LIBERTÁRIO: OFICINA /INTERVENÇÕES/PERFORMANCES
A oficina pretende utilizar o teatro como ferramenta de trabalho político, social, ético e estético, contribuindo para a transformação social.
Proponente: Aparecida de Fatima Martins de Paula (Guarujá/SP)

14) DANÇA NEGRA CONTEMPORANEA
Proponente: CARLOS KISS E GRUPO.

15) OFICINA DE FITOTERAPIA E PLANTAS MEDICINAIS.
RECONHECIMENTO DAS PLANTAS; Fabricação de Tinturas; Pomadas, óleos naturais, Sabão e xampu natural e Sabonetes de frutas e plantas. Avaliação, encaminhamentos.

26 de JULHO das 14h as 17h

16) DESCOBRINDO SEU CORPO – UMA DANÇA DE CONTATO
Utilizando a técnica do Contato Improvisação, Exercícios de Consciência Corporal e Música Orgânica, a oficina “Descobrindo seu corpo – Uma dança em contato” propõe uma auto avaliação reflexiva e corporal sobre o corpo humano dentro das especificidades de cada pessoa, buscando obter a autoconfiança e a elevação da autoestima além de proporcionar uma relação do praticante com sigo mesmo, com o outro e o com o mundo, aprofundando a percepção do próprio corpo e seu redor, beneficiando a relação com o outro através da quebra de barreiras e privilegiando as sensações, os sentimentos e a subjetividade do indivíduo que se dialogam nas diferentes linguagens artísticas.
Proponentes: Pricila Freitas e Altemir Fogo Avlis (Natal/RN)

17) INCENTIVO A LEITURA NAS ESCOLAS DE PRESIDIOS
Projeto realizado nos presídios feminino, masculino semi-aberto e aberto e hospital de custódia, em Florianópolis, SC.
Proponente: Eliana Pontes de Souza Vitelli (SC)

18) DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO –Homem do Campo e Meio Ambiente
Proponente: Professor Orlandino Werton da Silva Junior- Turismologo e Produtor Rural, Membro do CECÒRE- horta comunitária. (Uberlandia/MG)

19) CORPO VIBRANTE: PRÁTICAS PARA A ALEGRIA, PARA A SAÚDE E PARA A ILUMINAÇÃO
Corpo Vibrante é uma prática corporal que usa várias linguagens para reorganizar e integrar a nossa estrutura psico-corporal- emocional.
Reorganiza o gesto cotidiano, trazendo consciência, e assim produzindo bem-estar, vitalidade e serenidade. Um ser humano que está mais tranquilo e centrado tende a relacionar- se com o mundo e com as pessoas ao seu redor de maneira mais equilibrada, mais dinâmica e mais feliz.
Proponente: Leila Garcia é bailarina, atriz,contadora de estórias, educadora e terapeuta corporal.

20) TEATRO DO OPRIMIDO E FEMINISMO
Proponente: Grupo Putz vai dar merda!