Convidados Internacionais

REGINA_ROSELLREGINA AGRAMONTE ROSELL: de Havana (CUBA). É professora universitária Universidad Nacional Micaela Bastidas de Apurimac e também chefe do Setor de Colaboração Científica do Instituto de Filosofia do Ministerio da Ciencia e Tcnología, Meio Ambiente e Sociedade daquele país. Fez seu ensino médio no Instituto Pedagógico Nacional e sua graduação na Universidad Pedagógica Nacional, de Bogotá (Colômbia). Tem atuação marcante no processo de Educação Popular, mais propriamente num projeto que se desenvolve em “Pozitos-Palmar”, de Marianao. Essa é uma das zonas priorizadas na Capital, por suas características muito diversas. Representa seu país em diferentes eventos internacionais e tem viajado para isso a vários países da América Latina. Foi indicada pela nossa companheira frepopeana de longa data, Olga Franco Garcia, que está impossibilitada de participar, por motivos particulares, de atividades que requeiram viagens longas e por um tempo prolongado. Regina é a primeira vez que vem ao FREPOP.
RODOLFO-RAUL-HACHENRODOLFO RAÚL HACHÉN: professor de Etnolingüística da Universidade Nacional de Rosário (ARGENTINA) e mestre em Teoria Lingüística e Aquisição de Linguagem. É investigador adjunto do CONICET; fundador do Centro de Estudos em Aquisição da Linguagem; coordenador de relações institucionais da Cátedra UNESCO para a melhoria da qualidade e a equidade da Educação na América Latina com base na Leitura e na Escrita; e diretor do Projeto de Alfabetização bilíngüe qom/castelhano. Ainda organiza o “Congreso de laS LenguaS”, já em sua quarta edição. É a sexta vez que participa do FREPOP.
WILLIAM_KANE
WILLIAM (LIAM) KANE: professor de línguas e educação de adultos no Departamento de Educação de Adultos da Universidade de Glasgow (ESCÓCIA – REINO UNIDO). Sua pesquisa concentra-se no tema da Educação Popular e tem muito interesse nas experiências da América Latina. Também participa de várias iniciativas nessa área fora do mundo acadêmico. É um dos editores do jornal Concept, para militantes da educação comunitária. Apresentou comunicações sobre as idéias de Paulo Freire nos fóruns alternativos organizados em protesto às reuniões dos países do G8, em Edimburgo. É a quarta vez que participa do FREPOP. Sua presença já está confirmada.

Foto Diego 240613

DIEGO HERRERA DUQUE Assistente social na Universidade de Antioquia;  Mestrado em Educação e Desenvolvimento na Universidade de Manizales CINDE ; Atual presidente do Instituto de Formação do Povo, Medellin, Colombia ; Membro do Conselho de Educação Popular na América Latina e no Caribe
Coordenador da Rede Local e Popular Educação da AL ; Membro do CPI “Regional Research Group Democracia, Desenvolvimento, Justiça e Conflito” em Colciencias, Colômbia ; Autor de vários artigos sobre Educação Popular e Movimentos Sociais, Poder Local e Cidadania no banco de revista CEAAL. Pesquisa sobre Juventude e Conflito, conflito escola urbana, direito à educação, crianças e subjetividades políticas.

foto Emma cópia

EMMA BLANCO AGUERA nasceu em 1980 na cidade de de Gavà, (Barcelona, España) onde é conselheira desde o ano 2003 e faz parte do governo desde 2008. Estudou História e Gênero participando de várias associações em questões de igualdade, contra a violência de gênero, a solidariedade internacional e cultural. Hoje é Prefeita e Presidente do Departamento de Igualdade e Cidadania da Cidade de Gava, com as seguintes delegações: Igualdade, Nova cidadania, direitos humanos, direitos civis, uso do tempo, a educação de adultos, a cooperação internacional e de solidariedade e juventude. É também conselheira local do bairro de Ausias March, de Can Serra y Balet e Angela Roca. Como prefeita e responsável pela Área de Igualdade e Cidadania faz parte do Comitê Executivo do Fundo Catalão de Cooperação para o Desenvolvimento, é membro da Comissão Permanente de Política de Igualdade

DelphineDELPHINE PERROT Artista formada em Paris em escola do Arte (Duperre e Olivier de Serres), nascida em França, Marseille. Propaganda da realidade é seu trabalho atual. Propaganda da verdade e da realidade do Rio de Janeiro: abordagem situacionista contemporânea. Transforma á estratégia de desvio do vocabulário explorando postura artística cruzando campos do jornalismo, sociologia, antropologia e psicologia. Seu trabalho é um projeto de pintura do sinal ‘artesanal’, que transforma faixas em arte.

MadinaMADINA SARR: de Dacar (SENEGAL). É membro ativo da AUPEJ (Ações Úteis para Crianças e a Juventude), desde sua criação, em Tivaouane, ocupando funções no Conselho Fiscal da entidade. É membro também do Observatório Nacional dos Direitos da Mulher; do Conselho Senegalês de Mulheres (COSEF) e da Associação de Mulheres Africanas para a Pesquisa e o Desenvolvimento (AAWORD). Em 2003: concluiu o Bacharelado na Associação Comunitária de Apoio Educacional e Promoção Sociais de Tivaouane (ACAPES). Em 2004, diplomou-se em Monitoria de Comunidades Educativas. Entre abril de 2008 e maio de 2009, atuou como assistente especial do Ministro do Comércio do Senegal. Concluiu, ainda em 2008, o Curso de Liderança Política da Fundação Friedrich Ebert, em Dacar. Desde Fevereiro de 2010: encarregada das Mulheres da ACAPES (Associação Comunitária de Auto-Promoção Social e Educacional). É a primeira vez que vem ao FREPOP.