FREPOP 2016: Processo de construção

Estamos em processo de construção e organização do FREPOP 2016.

IMG_2298

Organizar um evento de educação popular, particularmente o XIII FREPOP – X Internacional que ocorrerá em 2016, tomando como métodos e princípios o que aprendemos como educadores e educadoras, é um desafio permanente.

Como tomar decisões de organização levando em conta os variados contextos da diversidade brasileira e latino americana sem poder estar com todas as pessoas em todos os lugares.  Somos limitados e finitos em nossa humanidade, mas há formas de estreitarmos distancias para ampliarmos o foco de visão possível.

Os momentos de participação nas definições

Primeiro momento

O processo de organização do FREPOP 2016 se dará em dois momentos de participação pessoal e coletiva: primeiro momento colhendo opiniões pessoais e coletivas sobre três temas importantes. a) O tema gerador do FREPOP 2016; b) o local de sua realização; c) e a data adequada. Sem estas definições não conseguimos seguir com os passos de mobilização, articulação local e construção da concepção do FREPOP 2016.

Este processo de colheita, só será possível se cada um e cada uma semear a distancia, no site do FREPOP, suas opiniões, posições e fundamentos sobre as cada um desses temas necessários de serem definidos.

É uma semeadura fácil de fazer, só entrar nos links abaixo e opinar. Se tiver um grupo de atuação, um movimento em que atue, reuna antes, discuta com seu meio de militancia, cultural, social e política e compartilhem suas opiniões coletivas, assim a colheita será farta.

O segundo momento será presencial. É a hora da colheita.

Faremos uma ciranda no mês de novembro, quando presencialmente colocaremos as mãos na massa, colheremos das opiniões sobre cada tema, o alimento para a definição que dê conta da diversidade da educação popular no Brasil e na América Latina, e a matéria prima para alinhavarmos e tecermos  uma enorme e sempre inacabada colcha de possibilidades.

Para este momento, aberto, todos/as estarão convidados/as a participar. É um momento que nos dedicamos a solidariedade e cumplicidade para as definições e responsabilidades para os encaminhamentos. Este evento é construído a muitas mãos, e com investimento pessoal e coletivo de corações e mentes. De forma que o esforço para termos o maior numero possível de pessoas nesta Ciranda deve ser uma responsabilidade de cada um/a e de todo/as.

Participe!

Entre nos post e participe dando sua opinião sobre o Tema Gerador, o Local e data do FREPOP 2016.

Dê sua opinião sobre qual deve ser o TEMA GERADOR do FREPOP 2016 clicando no link abaixo.

http://www.frepop.org.br/2015/10/13/frepop-forum-de-educacao-popular-2016/

Dê sua opinião sobre qual estado e cidade o FREPOP 2016 deve ser realizado clicando no link abaixo.

 http://www.frepop.org.br/2015/10/22/frepop-2016-onde-sera-realizado/

Dê sua opinião sobre qual a melhor data para a realização do FREPOP 2016 clicando no link abaixo.

http://www.frepop.org.br/2015/10/22/frepop-2016-qual-deve-ser-a-data-do-frepop-2016/