Circular Jan/16 – FREPOP será em Recife – PE

Roda de Conversa define local, data e inicia debate sobre o tema gerador do FREPOP 2016

ematico 1

Contexto

Na realização do Fórum Social de Educação Popular, inserido na programação do FSTemático de Porto Alegre – FSM, estávamos programados para uma roda de conversa sobre a Universidade Popular e o FREPOP.

Nos foi proposto juntarmos com outra roda, sobre educação popular e economia solidária promovida pelo CAMP, instituição que organiza ações de Educação Popular em Porto Alegre. O tempo acabou curto para aprofundar os dois debates, mas foi rico em compromisso e participação.

TEMA GERADOR:
Tomando como ponto de partida as contribuições apresentadas no site do FREPOP, iniciamos nossa roda de conversa o debate sobre o Tema Gerador do FREPOP 2016. Sistematizamos em  palavras chaves de cada proposta as inquietudes que cada proposta carregava. Após esta apresentação nos dividimos em pequenos grupos para um diálogo que visava compreender o momento em que estamos diante de cada uma destas inquietudes.

Após as conversas, compartilhamos as expectativas pessoais e coletivas construímos coletivamente uma síntese, que deu conta daquele momento, mas está aberta a ser aperfeiçoada:

EDUCAÇÃO POPULAR: saberes e práticas na construção de uma sociedade, justa, radicalmente democrática, sustentável, emancipatória, comprometida com as diversidades de gêneros, étnicas e culturais.

Por falta de tempo para aprofundarmos o debate, acabamos por legitimar esta síntese como uma proposta aberta a construção coletiva.

LOCAL DO FREPOP 2016

Apresentemos o acúmulo do debate até a circular de dezembro publicada no site que apontava as cidades de Ceres/GO, Goiás/GO e Brasília/DF.

No momento da atividade foi proposta a cidade de Recife/PE com os fundamentos:
a) possibilidade de poio com a UFPE
b) possibilidade de apoio da FUNDAJ
c) articulação com a rede de  educadores do Nordeste
d) educadores/as do FREPOP que vivem no estado
e) uma forte cultura de educação popular tanto em PE quanto nos estados do nordeste
e) terra onde nasceu Paulo Freire

O preponderante nessa proposta foram as possibilidades de apoio declaradas, e por fim, os indicadores do último FREPOP realizado em Sergipe, que contou com  85% dos mais de dois mil e duzentos  participantes oriundos dos estados do nordeste.

Desta forma o grupo definiu e defendeu por aclamação a oferta, definindo que o FREPOP 2016 será realizado em Recife, terra de Paulo Freire e desde este momento uma energia circula conspirando para que este seja mais um FREPOP que comprometido com as lutas do povo apresente as experiências e reflexões de um novo mundo, inédito e viável.

Data do FREPOP 2015

Foi definida para ser entre os dias 19 e 23 de julho de 2016, sendo a terceira semana do mês, quando as festas deste período já diminuíram seu ritmo e o período escolar não iniciou.

Ciranda de organização e metodologia do FREPOP 2016

Publicamos recentemente um folder contendo o Caminho Metodológico de organização do FREPOP. É uma proposta que sintetiza o acúmulo dos doze anos de organização do FREPOP por educadores e educadoras que dedicaram seu tempo pessoal e coletivo à sua realização.

Após a aprovação de Recife-PE como local de realização do FREPOP 2016, definimos a necessidade de realização de uma Ciranda de organização e metodologia do FREPOP 2016. Esta ciranda deve ocorrer no final de fevereiro e inicio de março próximo.  Será realizada em Recife com o objetivo de reunir grupos locais, do nordeste e de outros estados para definir o modelo de organização, metodologia e mobilização do FREPOP 2016 – Recife. Além das comissões de trabalho que em todas as edições têm participação direta de educadores/as e comunidade.

A data da Ciranda será definida no início de fevereiro, pelos educadores e educadoras de Pernambuco e divulgada pelo site do FREPOP, fique atento/a.

FStematico 2

Comitê de Organização do FREPOP 2016