Circular 6 – Fev/2016 Carpina-PE I Ciranda metodológica Marcus Matraga

20160229114105Realizada entre os dias 27 e 28 de julho na FETAPE, Carpina-PE.

A ciranda realizada em Carpina-PE, no centro social da FETAPE, reuniu 57 educadores e educadoras de áreas distintas de atuação nos pressupostos de Educação Popular para definir os caminhos de organização do XIII FREPOP – Fórum de Educação Popular – X Internacional.

MOMENTOS

I) Reconstruindo a história do FREPOP

Depois da acolhida em Carpina, iniciou-se o processo de conhecimento e reconhecimento do FREPOP como um território de encontro e reencontro entre educadores e educadoras populares.

Houve a reconstrução da história do FREPOP em suas doze edições utilizando o livro FREPOP – tecendo e alinhavando encontros experiências e saberes, no capítulo tecendo a história do FREPOP.

II) Análise de conjuntura e uma proposição sobre o papel da Educação Popular

O debate sobre a conjuntura foi construído coletivamente, com a participação de todos na leitura de contexto político, econômico e social da América Latina, especialmente do Brasil.

Neste contexto, expressou-se a atual fase de crise do desenvolvimento do Capitalismo, que tem como objetivo acelerar a concentração de riquezas, saquear o Estado (privatizando serviços ou vendendo serviços diretamente aos governos), retirar direitos das camadas populares, aumentar juros, reduzir o padrão de compra e elevar o desemprego.

Soma-se a este momento, as manifestações fascistas e golpistas, que colocam em risco as conquistas democráticas que permitem a organização do povo, especialmente por leis que restringem a participação e organização social e criminalizam os ativistas sociais que se manifestam publicamente.

Seguimos no momento de descenso das grandes lutas sociais de enfrentamento entre capital e trabalho, ou por políticas públicas, ao mesmo tempo em que encontramos uma juventude sedenta por mudanças, tanto nas formas de participação, quanto na formulação de possibilidades do inédito viável para os interesses das classes populares. Apesar deste momento, não temos conseguido responder a indagação sobre o que fazer?

Estamos numa situação emergencial que nos obriga a juntar forças para enfrentar a onda de linchamentos morais e preconceitos com forte identidade no fascismo, na violência policial, na violência contra a mulher, no judiciário que encarcera a juventude negra e pobre do país. Há uma ofensiva conservadora na América Latina, depois de um ciclo em que os setores populares puderam respirar e sonhar com um futuro melhor aos seus filhos, vitória eleitoral dos setores conservadores no Brasil é considerada estratégica para desencadear um processo de rupturas com as conquistas econômicas e sociais, que atendem as camadas populares.

Neste contexto, cristaliza-se a necessidade de educadores e educadoras populares de ampliar a capacidade de organização, mobilização e formação para pensar, organizar e enfrentar novos processos de luta que pavimentem um projeto de sociedade para além do “lulismo”, e da lógica da conciliação de classes, comum a todos os projetos de governo desde Getúlio Vargas, João Goulart e que segue até o presente momento, como o “lulismo”.

III) Aprofundando o debate sobre o TEMA GERADOR

O debate sobre o tema gerador iniciou no sábado e encerrou no domingo, dando tempo para um profundo debate sobre um Tema Gerador que desse conta do contexto histórico e social que estamos inseridos, especialmente a partir dos espaços de atuação de educadores e educadoras.

O processo iniciou em grupos, tendo acesso às sugestões registradas no site e à primeira síntese construída na Ciranda em Porto Alegre. Depois dos grupos apresentarem suas perspectivas sobre quais poderiam ser o Tema Gerador, concluiu-se, numa amorosa e comprometida discussão pelo tema:

EDUCAÇÃO POPULAR: Desafios das lutas sociais na construção da sociedade que queremos

Depois da acalorada discussão, acordou-se que os temas que ficaram construídos no debate seriam remetidos à comissão de sistematização como propostas e insumos para a definição de eixos temáticos que orientem a inscrição de atividades autogestionárias para as rodas de conversa, oficinas e arenas.

IV) Caminho metodológico

O caminho metodológico do FREPOP é composto de cinco momentos, que ocorrem em tempos distintos sem uma ordem hierárquica, dependendo de cada contexto.

Heis os momentos a serem construídos no caminho: 

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Definição do tema gerador que expresse um problema marcante das classes populares, organizadas e não organizadas, no contexto atual do capitalismo.

(Observação: este momento iniciamos na vivencia desta ciranda, em Carpina)

Definição de até oito eixos temáticos que decomponham o tema gerador.

(Observação: serão definidos na próxima Ciranda em maio quando concluiremos este momento do caminho metodológico)

PROBLEMATIZAÇÃO

Inscrição de rodas de conversa que tenham relação com os eixos temáticos definidos a partir do tema gerador.

APRENDIZAGEM

Inscrição de oficinas, espaços de aprendizagens realizados nos territórios e junto às camadas populares, dentro da perspectiva do tema gerador.

CONTRADIÇÕES

Realização de arenas ou atividades nacionais e internacionais com pessoas que têm sistematizado, a partir da reflexão complexa, suas experiências sobre determinados temas.

AÇÃO

É realizada quando retornamos revigorados aos territórios de ação pessoal e coletiva junto as camadas populares, as quais somos parte e estamos comprometidos.

Observação: O Caminho metodológico pactuado na próxima Ciranda, quando serão definidas as atividades de cada momento do caminho e os eixos temático.

 V) Modelo de organização

O processo de organização do XIII FREPOP – Fórum de educação popular – X Internacional terá como modelo de organização duas instâncias de construção coletiva:

  • Comitê Nacional de Organização do FREPOP 2016

O Comitê Nacional, que foi composto na Ciranda de Sistematização em novembro de 2014 em Goiânia, é aberto para educadores e educadoras que queiram compartilhar as responsabilidades de articular e pensar o FREPOP como um movimento que reúna num mesmo território pessoas de distintas áreas de atuação, organizados em distintas redes.

  • Comitê local de organização do FREPOP 2016

O comitê local de organização é composto por ao menos uma pessoa de cada uma das comissões locais, a secretaria executiva e por pelo menos uma pessoa do Comitê Nacional.

Na Ciranda em Carpina/PE foram propostas Comissões para a edição deste ano do FREPOP:

As comissões são abertas e, por tanto, será postado no site o nome e a responsabilidade de cada uma para que as pessoas possam se colocar à disposição para compor as comissões. Os nomes abaixo são dos responsáveis neste primeiro momento em contatar os nomes voluntários que se inscreverão para colaborar.

 Comissões e responsabilidades

METODOLOGIA

Organiza e promove a programação do FREPOP 2016, garantindo os espaços metodológicos para que se possa fazer o caminho metodológico.

Cibele Rodrigues (Fundaj) Mônica (Fetape)

MOBILIZAÇÃO

Pensa formas de mobilizar educadores e educadoras populares para que se engajem nas tarefas e participem dos processos de construção do FREPOP, bem como do próprio evento.

Nadja Moraes (RECID)

COMUNICAÇÃO

Cuida do site e redes sociais, promove e produz peças de comunicação.

Adriano Matilha (FREPOP-Marilha)

CULTURAL

Organiza a programação cultural dos dias do evento.

Élcio Ricardo (PMPICS)

ACOLHIMENTO

Organiza as atividades de acolhimento e mística durante o FREPOP

Bruno e Irmã Terezinha

INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

Garante hospedagem solidária para quem precisa, incorpora a comunidade do local e pensa formas de garantir alimentação, transporte e equipamentos para os dias do evento.

Alexandre Neto (CT – COSEMS-PE/ANEPS-PE)

FREPOPINHO

Constrói atividades para crianças e adolescentes.

Cledson Reis (ANEPS – PE)

SECRETARIA EXECUTIVA

Garante a realização das decisões do Comitê Organizador local, faz os contatos com o Comitê Organizador Nacional, faz registros das decisões, envia ofícios, faz a articulação local para garantir as decisões das comissões, entre outras.

Glauce Gouveia (Comitê Territorial de Educação Integral de Pernambuco)

FINANCIAMENTO

Busca recursos para a realização do FREPOP

Marcio Cruz (FREPOP)

 

Comitê Nacional de Organização do FREPOP 2016

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