Carta de Lurdes Santin sobre o FREPOP

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Eldorado do Sul, 12 de agosto de 2016

Queridas educadoras e educadores do FREPOP!

Debaixo de uma linda figueira, ao som magnA�fico dos passarinho embalado pela mA?sica de uma leve brisa, acalmo o corpo e convido a memA?ria para traA�ar umas linhas, sobre o FREPOP. Talvez nA?o tenha habilidade de bordadeira, que poderia ter contornos mais coloridos, curvas e relevos. Mas penso ter sensibilidade de educadora popular que me convidam a opinar.

Me preparei e cheguei ao meu primeiro FREPOP com alegria e expectativas. A primeira dela de encontrar no FREPOP mais do que um Evento, que por si sA? seria importante, mas por tratar-se de EducaA�A?o Popular a necessidade de ser Processo. E Processo de TransformaA�A?o e, por isso, expectativa de um processo de organizaA�A?o e construA�A?o coletiva do conhecimento a partir da experiA?ncia concreta dos sujeitos envolvidos em suas vivA?ncias de antes, durante e significando para o apA?s. Pills pills online

A beleza e o calor do local, junto com a empatia e disposiA�A?o do povo pernambucano deram conta de uma acolhida anergizante, potencializada pelos constantes atos culturais desde a abertura atA� as intervenA�A�es espontA?nea durante as atividades, alA�m das programadas a noite.

As manifestaA�A�es culturais deram conta de uma mA�stica necessA?ria para alimentar a alma. Senti, no entanto falta delas, principalmente em momentos como por exemplo nas Arenas a�� onde intencionalmente poderA�amos ter organizado um cenA?rio mais colorido, poetizado e acolhedor como um valor constituinte da A�tica da educaA�A?o popular. A�

can you get nexium 40 mg over the counter Falando em A�tica e processos de EducaA�A?o Popular, me reporto a necessidade do Respeito a/com a outra, o outro, tanto individual quanto coletivo no sentido do processo manter a capacidade crA�tica e postura coerente de Teoria e PrA?tica. Senti que tivemos essa capacidade em partes. O que vivi e captei das rodas, oficinas e as mais diversas trocas em todos os momentos, sim aconteceu. E tantas vezes espontaneamente. No entanto, quando olho para o processo pensando na Intencionalidade transformadora, como exigA?ncia da ConcepA�A?o de EducaA�A?o Popular que acredito que concordamos, senti e captei a falta, explicito: De Intencionalidade. Participaram um grande nA?mero de pessoas (muita juventudes) ainda sem coletivos, organizaA�A?o ou espaA�os articulados e o FA?rum (como um Evento) nA?o me parece ter cumprido a dimensA?o viagrasansordonnancefr.com intencional de contribuir com a produA�A?o de forA�a organizativa transformadora, apontando para dentro da classe trabalhadora a fim de somar para a necessA?ria correlaA�A?o de forA�as impulsionadora da mudanA�a. Embora teoricamente me parece que o FA?rum tem isso, nA?o consegui ver na prA?tica. Considero essa falta prejudicial, inclusive para a produA�A?o coletiva do conhecimento que A� outra dimensA?o fundamental dos processos de educaA�A?o popular. ProduA�A?o essa faltante que prejudicou decisA�es coletivas sobre o processo. Sai do FA?rum com uma dA?vida nA?o resolvida: Qual sua Intencionalidade num processo coerente de teoria e prA?tica.

Embora foi perceptA�vel o tanto de trabalho solidA?rio e coletivo para proporcionar as condiA�A�es das experiA?ncias lindas e profundas que aconteceram, da mesma forma nA?o foi possA�vel ver a atuaA�A?o orgA?nica de um coletivo nacional desse fA?rum. Explicitou-se isso em momentos, na minha visA?o, estratA�gicos como: a roda de conversa sobre o futuro do fA?rum. Onde nA?o houve articulaA�A?o, amarraA�A�es para momento tA?o significativos com as pessoas chaves para que houvesse a discussA?o necessA?ria e impulsionadora do processo. Embora a roda tenha sido rica, ficou vaga e sem utilidade, pois em nenhum momento do fA?rum as consideraA�A�es da roda foram A?teis, nem na PlenA?ria final. A plenA?ria final sem debate mA�nimo prA�vio para a discussA?o para que houvesse condiA�A�es de tomadas coletivas de decisA�es, tanto de intencionalidade de processo, como de mudanA�a da ONG. Essa, as pessoas nA?o tinham as informaA�A�es e nem debate para a a�?assinatura solidA?riaa�?. Essa possibilidade de ser um outro instrumento a serviA�o da EducaA�A?o popular estava na cabeA�a de poucos. Sintoma que precisamos diagnosticar melhor, pois se queremos, de fato, que o FA?rum, que a nova ferramenta jurA�dica cumpra o papel estratA�gico de Teoria e PrA?tica para transformaA�A?o. Afinal, qual mesmo A� a intencionalidade do FREPOP?

As vivA?ncias atravA�s dos processos das inA?meras atividades, nA?o deixam dA?vidas de sua riqueza para cada indivA�duo que A� muito importante, pois que o coletivo A� formado por indivA�duos, no entanto, sem indicaA�A?o de processo que canalize o pA?s fA?rum para dentro de uma forA�a organizativa, para processos de prA?ticas pedagA?gicas que acumulem forA�a polA�tica organizava, perde-se muito de energia e de possibilidade intencional e transformadora. buy kytril patch

Captei dois processos paralelos. Um a riqueza e leveza dos participantes, em todos os espaA�os, os previstos e os casuais, na feira maravilhosa, nas banquinhas de alimentaA�A?o etc. A�Todas as pessoas que nA?o estavam na organizaA�A?o, curtindo e vivendo a intensidade dos encontros. Encontros e partilhas que foram se intensificando a cada novo encontro e reencontro dentro do espaA�o do FREPOP a�� reafirmo, de grande riqueza informativa, formatiza e cultural. RelaA�A�es de humanizaA�A?o e amorosidade. O outro, que talvez seja uma visA?o superficial, mas preciso apontar, era o movimento dos GT, equipes, mas principalmente de quem constituA�a ou deveria constituir a coordenaA�A?o geral, nA?o sei bem se A� esse o nome. Ficou explA�cito a falta de sintonia, exemplo: A ProgramaA�A?o, a Roda de Conversa, jA? citei, sobre o futuro do FREPOP, a PlenA?ria final sem debate anterior (tambA�m jA? mencionei). Senti que a exigA?ncia da educaA�A?o https://www.acheterviagrafr24.com/viagra-ordonnance/ popular de novas prA?ticas e processos poderiam ter sido vivenciadas por parte deste grupo.

De forma geral foi possA�vel perceber a dimensA?o polA�tica nas discussA�es com respeita as diversidades e pluralismo democrA?tico; a dimensA?o histA?rica a partir da reflexA?o feita pelos atores e atrizes de suas prA?prias experiA?ncias trazendo seu contexto local e cultural para a roda como elemento transformador; o esforA�o da dimensA?o pedagA?gica para construA�A?o de novos conhecimentos e novas prA?ticas. TambA�m o vento dos princA�pios refrescaram as discussA�es contribuindo para dar sentido ao que se faz e sente; a busca de articular a teoria e a prA?tica.

Em fim, nA?o hA? fim. HA? processos e posso ter me equivocado em certos aspectos. No entanto, como educadora popular que me reivindico, me sinto comprometida e aberta para diA?logos.

AbraA�os carinhosos a cada uma e cada um!

Lurdes Marta Santin a�� Educadora Popular e Militante do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos
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