FREPOP em defesa da democracia, contra o golpe!

Captura de Tela 2016-03-05 às 10.08.12

Vigilia em Porto Alegre, em defesa da democracia e contra o golpe!

O FREPOP – Fórum de Educação Popular, comprometido com a história de lutas das camadas populares em suas doze edições nacionais e nove internacionais, não abriu mão de estabelecer a critica dialógica sobre os limites e desafios que os setores populares enfrentam, frente aos governos progressistas e de esquerda na América Latina.

 

Neste treze anos, educadores e educadoras populares pautaram no FREPOP temas vinculados as conquistas democráticas, aos avanços e recuos nos Direitos Humanos, as organizações e lutas das camadas populares por garantia e ampliação de direitos e contra toda toda forma de discriminação.

Estamos em um momento particular que nos impõe a tarefa de interpretarmos o atual contexto histórico e os desafios das lutas sociais na construção da sociedade que queremos.

No atual contexto historico da América Latina governos eleitos pelo voto popular estão sob forte ataque conservador, colocando em xeque as conquistas sociais e a democracia conquistada em outras batalhas.

O espetáculo midiático deste dia 4 de março com a condução coercitiva do ex-presidente Lula seus familiares e pessoas próximas para depoimento na Policia Federal, demonstrou a fragilidade das instituições democráticas e a articulação entre setores da Policia Federal, Ministério Publico Federal, meios de comunicação de massa como a rede Globo, setores do poder judiciário e a oposição, para encerrar precocemente o mandato do governo Dilma com um golpe institucional, além de inviabilizar a candidatura de Lula para as eleições de 2018.

É o momento de avançarmos! A luta pela democracia não se encerrou com o direito ao voto popular para eleger representantes a cargos públicos. Faltam a democratização do acesso a terra, aos meios de comunicação de massa, ao espaço publico nas cidades, ao controle social dos aparatos repressivos do Estado. Falta ainda a participação direta nas decisões de interesse popular, entre estes o destino das riquezas naturais como o pré-sal e a defesa da soberania nacional frente aos interesses dos grandes conglomerados internacionais.

Neste sentido, conclamamos aos educadores e educadoras populares para somarem esforços pela defesa e aprofundamento da democracia e contra o golpe!

FREPOP em defesa da democracia e contra o golpe!

Comitê Nacional de Organização
XIII FREPOP – Fórum de Educação Popular – X Internacional

Entre nesta rede. CURTA nosso facebook!
https://www.facebook.com/frepopbrasil/

4 comentários sobre “FREPOP em defesa da democracia, contra o golpe!

  1. Muito bom este fórum, isso mostra que devemos lutar por dias melhores e que jamais iremos abaixar nossas cabeças e sim vamos as ruas contra o golpe. Vamos luta pelos os nossos direitos e pela democracia.

  2. Somos defensores da democracia e não permitiremos que haja golpe e destruição do governo popular e do PT. Sou Dilma e Lula no passado, hoje e sempre. “Nas cirandas do Povo está nascendo um mundo novo!”
    “Não vai ter golpe!” Fora PSDB e seus asseclas, fora juiz Moro e todo MP e PF comprometidos com partidos de direita e destruidores de nosso País!

  3. Com consciência, equilíbrio e solidariedade um outro mundo ACONTECEREMOS.

  4. Somos defensores da democracia, não permitimos que aja retrocesso nos direitos já adquiridos. Com muitas lutas e sacrifícios .Queremos uma educação com qualidade e respeito pelos votos nas urnas democraticamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*